Qual o peso da formação contínua dos colaboradores de uma empresa para a sua competitividade? As academias corporativas desempenham um papel ativo no cumprimento dos desígnios estratégicos das organizações? A resposta a estas e outras questões será tema de debate num evento promovido pela VdAcademia, a academia corporativa da Vieira de Almeida & Associados (VdA), no próximo dia 24 de junho, pelas 15h, no CCB, no âmbito da celebração dos seus cinco anos de atividade. O debate será moderado pelo Professor Marcelo Rebelo de Sousa e contará com representantes das academias de algumas das principais empresas nacionais e internacionais (como a Galp, o BES, a Novartis, a PT e a Deloitte).
Para lá da formação jurídica, a VdAcademia abarca ainda formação em competências de liderança e gestão (leadership and management skills), competências comportamentais (soft skills) e setoriais (sector skills), sendo ainda responsável pela implementação de alguns formatos inovadores ao nível da formação, como é o caso dos Compact MBA elaborados à medida do cliente, ou ainda da criação da Soft Skills Spring School, dirigida a estudantes de Direito para desenvolvimento de competências comportamentais essenciais para a integração na carreira num escritório de advogados.
"Desde o seu início, a VdAcademia constitui-se como um veículo de promoção da excelência que a Vieira de Almeida & Associados se impõe e pretende que a distinga. Dedicada ao incentivo ao conhecimento e à investigação jurídica, a VdAcademia extravasou há muito o patamar da atualização do saber da sociedade de advogados que a constituiu para avançar para o meio académico e profissional enquanto associação certificada de formação. Mas mais do que isso, a VdAcademia, através do seu cariz agregador e colaborativo tem vindo a demonstrar-se como uma verdadeira plataforma para a inovação e preparação do futuro da VdA e do mercado em que se insere", conclui Rodrigo Esteves de Oliveira, presidente da VdAcademia.