A Vieira de Almeida & Associados (VdA) celebrou um protocolo de colaboração com o Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM).
João Vieira de Almeida, managing partner da VdA, Tiago Marreiros Moreira, sócio responsável pela Plataforma Internacional VdAtlas, e Ana Rita Almeida Campos, Head Of Business & Practice para Moçambique estiveram em Maputo para assinar o Memorando de Entendimento relativo ao mencionado protocolo, no qual o ISCTEM foi representado pelo seu Reitor, o professor João Leopoldo da Costa.
A colaboração entre a VdA e o ISCTEM ao abrigo deste protocolo prevê, entre outras iniciativas, a instituição de um Prémio VdAcademia para Moçambique, a contribuição para a formação jurídica de alunos do ISCTEM, a organização conjunta de conferências e seminários, em Portugal e Moçambique, e a edição e publicação de artigos e obras de carácter científico.
A participação da VdA nas iniciativas previstas no protocolo concretizar-se-á através da VdAtlas e da VdAcademia, dois dos mais relevantes projectos da firma que visam, respectivamente, apoiar de forma estruturada as relações profissionais no mundo lusófono e incentivar a pesquisa jurídica premiando o mérito nas universidades portuguesas e agora também em Moçambique. Ana Rita Almeida Campos congratula-se com esta iniciativa que, segundo ela "facultará aos estudantes de Direito um incentivo acrescido ao desempenho universitário de qualidade e um contacto mais estreito com o mundo do trabalho, contribuindo, assim, para que possam formar uma opinião livre e esclarecida sobre as alternativas de que dispõem quando chegar a altura da sua entrada na vida activa".
A celebração deste protocolo acontece num ano em que a VdA foi distinguida como melhor firma portuguesa pela Chambers & Partners e o ISCTEM foi distinguido como a melhor instituição privada de ensino superior em Moçambique nos prémios anuais da Performance Management Review (PMR), uma revista regular focalizada na excelência de gestão.