João Ventura, aluno da Universidade Nova de Lisboa e Ridelgil Tavares, aluno da Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe, são os estudantes premiados com duas Menções Honrosas no âmbito do Prémio Internacional VdAcademia 2013.
Ambos os estudantes se destacaram pela qualidade dos seus trabalhos de investigação dedicados ao tema lançado pela VdAcademia para o ano de 2013: "Os impactos da crise no equilíbrio dos contratos (públicos ou privados) ".
"Uma enorme satisfação", é como o estudante de São Tomé e Príncipe refere a atribuição de uma Menção Honrosa ao ensaio com que se candidatou ao Prémio Internacional VdAcademia, referindo o apoio dos seus professores no incentivo à participação. "Gosto de desafios e ainda que não tivesse ganho qualquer prémio seria para mim uma honra participar num concurso internacional por uma grande academia de Direito ao nível lusófono", acrescentou o estudante. João Ventura, aluno da Universidade Nova de Lisboa, concorreu ao Prémio Internacional VdAcademia por se sentir "altamente motivado para desenvolver um trabalho através do qual pudesse sujeitar os meus conhecimentos nesta área do Direito à avaliação por uma instituição e júri altamente conceituados", e acrescenta: representa "um enorme incentivo para futuros artigos e estudos de cariz académico a desenvolver pela minha parte".
Esta é a quarta edição do Prémio VdAcademia, que foi instituído a nível nacional em 2010, tendo passado em 2012 a incluir também Moçambique, por força de uma parceria com o ISCTEM. Em 2013, em parceria com a editora Almedina, o Prémio alargou a sua dimensão internacional para abranger Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.